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03/05/2016

As redes sociais que todo empreendedor deve conhecer

É essencial promover a sua empresa e se comunicar com os clientes, formadores de opinião e sociedade. Mas como saber de quais redes é melhor participar?

Quais as redes sociais essenciais para um empreendedor?
Escrito por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing digital

Como o próprio título deste artigo já indica, é essencial ao empreendedor usar todo o poder e a influência das redes sociais para promover a sua empresa e se comunicar com os clientes, formadores de opinião e sociedade.

Mas como saber de quais redes é melhor participar? A prioridade é ocupar os espaços em que estão os profissionais de negócios e os seus consumidores. 

Facebook

Por ser a rede com mais pessoas conectadas, o Facebook ainda é o grande cartão de visitas dentro do mundo das redes sociais. É importante para o empresário usar esse canal de forma pessoal, para manter o seu perfil atualizado, de preferência com fotos e informações que agreguem valor ao seu caráter empreendedor. Assim, as suas ações confirmarão que você é um profissional de credibilidade e sucesso e isso ajudará nos seus negócios.

Aproveite para compartilhar também no seu perfil pessoal alguns posts estratégicos da empresa. Dessa forma, os seus contatos verão a evolução dos seus negócios e você ainda poderá trazer mais audiência para a sua companhia.

LinkedIn

Quem está no mundo dos negócios também não pode ficar de fora do Linkedin, rede social que tem um foco mais profissional e de networking. Aproveite para manter o seu perfil atualizado, para postar conteúdos relevantes sobre o seu nicho de trabalho e para participar de fóruns e grupos que tenham sinergia com o seu setor.

YouTube

Além do Facebook e Linkedin, hoje em dia é muito importante para o empreendedor divulgar a sua empresa no YouTube. Desde vídeos institucionais até depoimentos de clientes, passando por "making of" sobre seus processos e produtos, participação em eventos, premiações e feiras: tudo que agregar valor à marca pode ser publicado nesse estratégico canal, pois os vídeos são responsáveis pela maior audiência dentro das redes sociais.

Instagram

Há outros canais que vêm ganhando destaque em determinados nichos. O mais forte é o Instagram. Por isso, se você trabalha com moda, mundo fitness e outros segmentos que rendam boas imagens, use e abuse dessa rede social, que tem ganhado milhares de novos usuários a cada dia.

Snapchat

Uma dica para quem quer aumentar a sua audiência e chegar a mais pessoas é o Snapchat. Com seus vídeos rápidos de 10 segundos, é possível se aproximar de mais pessoas, em uma velocidade muito maior do que as outras redes sociais permitem.

Para qualquer canal que você decidir ativar, duas regras são muito importantes. A primeira é conhecer o seu consumidor e onde ele está. Aproveite os contatos com os clientes para conversar ou fazer uma rápida pesquisa. Descubra quais as redes sociais que eles mais usam. Com essa informação, monte um planejamento para usar esse canal de comunicação, publicando notícias positivas sobre a sua marca e os diferenciais da empresa.

A última regra é não esquecer que as redes sociais são um meio de duas mãos: publique conteúdos que gerem valor para o seu cliente e não deixe de ouvir e responder os comentários da audiência!

Mônica Lobenschuss é fundadora da Social Lounge.

Fonte: Exame PME