Botão para acessar Banco de currículos Botão para acessar Certificado Digital Botão para acessar Boa Vista SCPC
10/02/2022

Vendas do varejo crescem 1,4% em 2021, diz IBGE

Preocupa a perda de ritmo do setor nos últimos meses. As vendas recuaram 2,1% no quarto trimestre do ano passado, frente aos três meses anteriores.

*com informações do Estadão Conteúdo

As vendas do comércio varejista restrito tiveram leve queda de 0,1% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira,9/02, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação a dezembro de 2020, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 2,9% em dezembro de 2021. Com o resultado de dezembro, as vendas do varejo restrito acumularam alta de 1,4% em 2021.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas cresceram 0,3% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. Na comparação a dezembro de 2020, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 2,7%. No ano de 2021, as vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,5%.

PERDA DE RITMO

As vendas do varejo restrito recuaram 2,1% no quarto trimestre de 2021, frente aos três meses anteriores, pela série com ajuste sazonal. Foi o pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2021, quando o varejo havia recuado 2,8% frente aos três meses anteriores.

O setor está agora 2,3% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. As vendas também estão 5,7% abaixo do patamar recorde, de novembro de 2020.

ATIVIDADES

A queda de 0,1% nas vendas do varejo restrito em dezembro foi acompanhada por apenas três das oito atividades pesquisadas pelo IBGE. Os recuos no mês foram registrados em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%). Combustíveis e lubrificantes ficaram estáveis.

No campo positivo apareceram, em dezembro frente a novembro, as vendas das atividades Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%), Móveis e eletrodomésticos (0,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,4%).

Considerando o comércio varejista ampliado, as vendas de Veículos, motos, partes e peças cresceram 1,2% em dezembro, ante novembro. Já o segmento de Material de construção recuou 1,4% em volume de vendas.

 

FONTE: https://dcomercio.com.br/categoria/economia/vendas-do-varejo-crescem-1-4-em-2021-diz-ibge

IMAGEM: Agência Brasil